
Como se exercitar de forma seguras em dores e lesões?
Você pode ser um iniciante ou mesmo um atleta habitual, mas os cuidados a serem tomados para mantê-lo longe de lesões esportivas são essenciais.
Somos mais vulneráveis a lesões à medida que envelhecemos, em parte devido à atrofia progressiva da massa muscular e óssea e perda da agilidade.
Cito algumas lesões associadas ao esporte:
Entorses – Lesāo dos ligamentos que estabilizam as articulações.
Distensões musculares – Ruptura dos músculos que executamos movimentos.
Tendinites – Inflamação dos tendões por sobrecarga.
Meniscos e ligamento cruzado anterior (LCA) – Lesões de estruturas que amortecem (meniscos) e estabilizam o joelho (LCA).
Manguito rotador – Rasgo nos tendões que movimentam e estabilizam o ombro.
Ai está 10 recomendações que previnem lesões esportivas:
- Consulte um especialista: Médicos habituados a tratar lesões esportivas podem sugerir exercícios que diminuam o risco de desenvolvê-las e detectar vícios de postura que aumentam sua incidência.
- Escolha seu exercício com cautela: Exercícios de impacto são inadequados para mulheres que possuem artrites e sobrepeso. Exercícios sem impacto como natação ou bicicleta trarão condicionamento aeróbico sem estressar as articulações.
- Aprenda a técnica correta: Não inicie atividades sem informação adequada, um preparador físico ou fisioterapeuta especializado poderá nos auxiliar.
- Equipamento adequado: Utilize calçados que dão suporte ao arco do pé e que possuam sistema de amortecimento compatível. Use roupas confortáveis, leves e que permitam transpiração.
- Inicie gradualmente: O maior risco de lesões ocorre na mudança dos programas de treinamento.
- Aqueça: Músculos frios são mais propensos a lesões. Um aquecimento adequado irá melhorar o fluxo sanguíneo muscular e sua elasticidade, diminuindo risco de rupturas.
- Mantenha-se hidratado: Quando você se exercita, o suor elimina fluídos que seu corpo precisa para manutenção do equilíbrio. Beba mais líquidos no dia de maior esforço e durante os exercícios pouca quantidade líquida a cada 30 minutos é essencial.
- “Esfrie-se”: Termine seu exercício com uma leve caminhada e alongamento suave por dez minutos para “esfriar” a musculatura e manter a flexibilidade.
- Varie seus exercícios: A alternância de modalidades esportivas o fará trabalhar diferentes grupos musculares, dando ao seu corpo a chance de recuperação entre os treinos.
- Saiba quando parar: Prática esportiva com dor irá dificultar a cura de uma lesão e prolongar o tempo de retorno ao esporte.
Seguindo estes conselhos diminuirá sua chance de ter uma lesão esportiva. Lembre-se de procurar conselho médico sempre que a dor parecer anormal ou persistir.