A queixa de dores no cotovelo é frequente no consultório ortopédico, os principais pacientes são os digitadores e praticantes de esportes, como tênis e o golfe, entre outros. A terminologia epicondilite sugere uma inflamação nos tendões extensores (lateral) ou flexores (medial) do antebraço, embora estudos histológicos demonstrem que não é uma patologia inflamatória, e sim o que ocorre é microlesões nos tendões, gerando o quadro álgico.
quadro álgico. Esses pacientes apresentam queixa de dores, limitações funcionais e perda de força na região lateral ou medial do cotovelo e antebraço, sendo mais frequente na região lateral. Sempre conhecidas como cotovelo do tenista e cotovelo golfista, por acometer mais esses pacientes, com o avanço tecnológico e a atual informatização que ocorreu no mundo, se tornou uma patologia mais frequente em pacientes que atuam na área de digitação.
O tratamento é clínico em 97% dos pacientes, apenas 3% evoluem com tratamento cirúrgico. Tratamento conservador, baseia-se em repouso, com uso e tala de velcro, tensores na região do cotovelo ou utilização de kinesio tape, medicações e fisioterapia. Podem ser realizadas infiltração e acupuntura em alguns casos.
O tratamento cirúrgico é realizado após 6 meses de tratamento conservador, sem ocorrer melhora do quadro. Pode ser realizado por via aberta ou artroscópica. A prevenção é feita com alongamentos e fortalecimento muscular.